quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Você tem um coach? Ainda não ...?

É impressionante como alguns assuntos acabam dominando a mídia empresarial, a ponto de se tornarem quase uma obrigação a adesão destas práticas nas organizações.

É natural que um bom lider tenha sempre em mente a preocupação de saber como anda sua relação com os subordinados e pessoas à sua volta. Este tipo de feedback para alguém com muito poder, como o de um presidente de uma grande empresa por exemplo, é difícil de obter. Poucos e loucos julgariam abertamente alguém nesta posição, ainda mais, em se tratando de subalternos.

Cônscios desta realidade, de uns tempos para cá, os executivos mais preocupados com este assunto (normalmente os que menos precisam) andam à cata deste profissional, para se submeterem a esse tipo de trabalho e através dele, obterem informações confiáveis sobre sua gestão.

O tal coach, depois de detectar e eleger com o próprio executivo, os pontos considerados mais críticos, faz com que ele se submeta a um processo de treinamento e aperfeiçoamento, tornando-o melhor do que quando iniciou o programa (ao menos é o que se espera).

O resultado deste trabalho deverá se refletir na melhoria do ambiente como um todo e provavelmente servirá de exemplo ao seu quadro de executivos, estimulando-os a reverem também seus posicionamentos, comportamentos e suas relações com as pessoas.

A grande questão que fica é: A quem devo recorrer? Onde vou encontrar esta pessoa, este profissional? A quem devo confiar esta missão?

Realmente esta é a parte mais difícil, pois mesmo que se tenha conseguido uma boa indicação, vale sempre lembrar que se trata de uma referência ocorrida em outro ambiente, com pessoas, momento e condições diversas à sua.

Sinceramente, eu também não saberia como ajudar um executivo a escolher uma pessoa para realizar um trabalho tão importante. Mas para não ficar sem solução, vou me arriscar a dizer quais os cuidados que eu tomaria se estivesse na condição de presidente de uma grande empresa e quisesse me submeter a um processo desses, para me tornar um profissional melhor do que sou.

Inicialmente, por ser mais fácil para mim, vou começar definindo quais os profissionais que eu não contrataria:

  1. Os que se apresentam como donos da verdade: eles têm solução para todas as coisas e ainda as ilustra com uma série de exemplos. Pessoas assim fazem-nos parecer como verdadeiros idiotas.
  2. Aqueles "medalhões", com PhD e formação nas melhores escolas, que nunca ocuparam posições condizentes com a sua formação, sempre desconfio desses profissionais.
  3. Aquele profissional que é "todo sorrisos" e que age sempre de maneira politicamente correta e nos seus mínimos detalhes.
  4. Os bajuladores e pessoas pegajosas (desagradáveis) , que tentam nos impingir alguma coisa que a gente já cansou de dizer que não quer.
Na verdade o que eu procuro é mais um sábio do que um profissional, mas por favor não se espantem. Vou tentar explicar o que eu entendo a respeito de uma pessoa assim:

Ele não precisa entender daquilo que eu faço, nem sobre os negócios que atuo. Também não precisa falar de modo rebuscado, até prefiro que ele fale uma linguagem simples, mas que consiga atrair minha atenção a ponto de me fazer esquecer dessa pressa angustiante em que vivemos.

Que fale de uma maneira ingênua, até lúdica, mas de uma verdade profunda de alguém que fala com o coração e consiga mexer com as nossas emoções a ponto de nos fazer chorar de tanto rir e rir de tanto chorar.

Que me faça lembrar que também já fui criança e me mostre que, somente como criança conseguiremos resolver os problemas que nós adultos criamos e não conseguimos solucionar.

Este é o perfil da pessoal que eu gostaria de convidar para ser o meu coach. Talvez seja difícil encontrá-la, mas certamente não terei dificuldades em identificá-la.

Pode estar na figura de um pescador, uma artesã, médico, veterinária, quem sabe até, alguém que tenha sido executivo, mas o que o identifica é sua aura de paz, e o rosto iluminado do saber. São pessoas que mesmo estando próximos da gente, temos a impressão que estão em outra dimensão, como se a energia à sua volta vibrasse em sintonia com a Terra e o Universo.

Boas Festas e um 2010 pleno de alegria, paz, saúde e grana para não passar vontade.

2 comentários:

  1. Caro Prof.,alguém que soubesse que ele deveria procurar um sábio e não os donos da verdade, os PhDs, os puxa sacos, etc., acredito que esse presidente já seria uma ótima pessoa e deveria continuar a ser ele mesmo, pois é um sábio também, mesmo que ele não saiba.
    André

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom se os presidentes de empresa se livrssem desses puxa sacos, PhDs, MBAs do caramba e escolhessem seus empregados (se pudessem) entrevistando seus amigos, esposa, filhos para saber se essa pessoa é boa, gentil, respeitosa, amorosa e claro competente no que faz.
    Henrique

    ResponderExcluir